Poder Executivo Municipal

IBGE inicia pesquisa domiciliar para Censo 2022 na segunda-feira

IBGE inicia pesquisa domiciliar para Censo 2022 na segunda-feira

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) darão início na fase de coleta de dados por meio de pesquisa domiciliar para o Censo Demográfico 2022, a partir de segunda-feira, dia 1º de agosto. O processo de entrevista de casa em casa deve durar até o próximo mês de outubro.

Em Ubatuba, 93 recenseadores visitarão todos os bairros do município para colher dados sobre saúde, educação, mortalidade, fertilidade, cor ou raça, trabalho e renda. Os profissionais estarão uniformizados, de colete e de boné. No colete de todos haverá o telefone 0800 721 8181 e o morador que não se sentir seguro com a abordagem pode ligar e se certificar que a pessoa é mesmo um recenseador do IBGE.

O resultado do Censo 2022 será divulgado no próximo ano. Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de oferecer um retrato da população brasileira, das condições domiciliares e características socioeconômicas.

Desde o dia 20 de junho, o IBGE já havia iniciado a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, para obter informações da infraestrutura urbana e coletar dados, apenas por meio de observação, que permitirão atualizar mapas e identificar vias. Dez quesitos foram investigados, sendo eles: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

Realizado a cada 10 anos, o censo era para ter sido realizado em 2020, mas foi cancelado por causa da pandemia e, em 2021, a pesquisa foi suspensa por cortes no orçamento e transferida para este ano.

 

/* * VLibras */