Poder Executivo Municipal

Contribuições para o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática continuam

Contribuições para o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática continuam

Ubatuba está entre os dez primeiros municípios paulistas a ter um Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática. O estudo de vanguarda foi elaborado ao longo de 2021 e teve sua conclusão neste ano. Técnicos e técnicas participaram de capacitações para a elaboração do documento que visa fazer frente aos efeitos das mudanças climáticas no município. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), coordenadora do projeto em parceria com a Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), está apresentando a experiência e aprendizados com o desenvolvimento dos trabalhos na COP27 (Conferência das Partes), que ocorre no Egito.

O plano municipal foi lançado em fase de consulta pública, ou seja, todos podem mandar sugestões, e a versão final, será validada em Plenária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, após a realização de Audiência Pública, com data a ser divulgada assim que encerrarem as contribuições. As sugestões devem ser encaminhadas no e-mail: resilienciaclimatica@ubatuba.sp.gov.br até o dia 6 de março de 2023. O objetivo geral do plano de adaptação e resiliência é preparar o município para o enfrentamento da mudança do clima em curso. Confira mais informações: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/meio-ambiente-lanca-plano/ .

“Já estamos sentindo alguns efeitos das mudanças climáticas, por isso precisamos agir no enfrentamento com inteligência para garantir mais segurança e qualidade de vida à nossa população”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho.

Está programado para dezembro, um evento com a participação dos municípios de apresentação e perspectivas na sede da SIMA. Além de Ubatuba, Rosana, Registro, Iguape, São José do Rio Preto, Jales, Gabriel Monteiro, Francisco Morato, Americana e Guarulhos, também concluíram seus Planos que trazem os principais riscos climáticos a serem enfrentados no município.

“Muitas cidades estabeleceram prioridades em comum como, o aumento da segurança hídrica, a redução dos impactos causados pelas chuvas extremas como alagamentos e desmoronamentos, a arborização para a amenização das ondas calor na zona urbana e rural, a recuperação da mata ciliar dos rios, a recuperação de nascentes, dentre outras. São situações reais para serem enfrentadas”, explicou o secretário da SIMA, Fernando Chucre.

Os Planos utilizam a abordagem de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) que é uma das Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Para a execução do trabalho foi disponibilizado todo um conjunto de dados georreferenciados da Rede ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) do Estado de São Paulo e o AVA (Ambiente Virtual de Avaliação) como ferramenta de visualizar e avaliar os dados. Os treinamentos e as capacitações foram ministrados pelo Instituto Imaflora e a empresa GE21 Geociências.

“Elaboramos um guia técnico como referência e estamos trabalhando no desenvolvimento de um curso de Educação a Distância (EaD) para que outros municípios paulistas também possam desenvolver os seus Planos”, disse o assessor técnico da GIZ, Armin Deitenbach.

A SIMA trabalha ainda para que o Plano Municipal de Adaptação Climática seja uma diretiva e conte com os incentivos do Programa Município Verde Azul (PMVA).

COP27

É o maior evento mundial sobre o clima que teve início no dia 6 e encerra nesta sexta-feira, dia 18 de novembro. O Governo do Estado de São Paulo está participando da COP27 (Conferência das Partes) em Sharm El Sheikh, no Egito. Dentre outros projetos, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), recebe a apresentação sobre o Projeto Municípios Paulistas Resilientes – PMPR, uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) em parceria com a GIZ que mostra a experiência e os resultados na elaboração dos 10 Planos Municipais de Adaptação e Resiliência Climática.

/* * VLibras */