Poder Executivo Municipal

Projeto “Mar sem Lixo” promove reunião para apresentação de resultados nesta segunda

Projeto “Mar sem Lixo” promove reunião para apresentação de resultados nesta segunda

Pescadores de Ubatuba podem participar nesta segunda-feira, 6, de uma apresentação dos resultados e a avaliação sobre o andamento do Projeto PSA “Mar sem Lixo” – desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Os resultados são com base em dados até o momento, e o encontro será realizado no Rancho – Ilha dos Pescadores, às 14h.

O projeto, que teve início em junho de 2022 em Ubatuba, incentiva pescadores a recolherem resíduos sólidos no ambiente marinho inserido no território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado, ao mesmo tempo em que reconhece o serviço prestado por esses profissionais por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), contribuindo para a recuperação da qualidade ambiental, a melhoria dos serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e um maior engajamento nesse desafio.

Além da questão operacional, que envolve a logística da retirada de lixo do mar, o projeto propicia a geração de dados sobre os resíduos sólidos encontrados, ainda primários no Brasil, questão indispensável para subsidiar a segunda fase do projeto e para a integração com outras políticas públicas relativas à poluição marinha.

O Projeto em Ubatuba

Os pescadores são cadastrados e remunerados pelo trabalho que muitos já fazem, que é a retirada de resíduos do mar. Principalmente, o pessoal que trabalha com arrasto de camarão, quando passam a rede, recolhem muitos resíduos, e agora esse material será levado para os Pontos de Recebimento. Após pesados, os resíduos recebem a destinação correta em parceria com as Cooperativas de Reciclagem. A iniciativa pretende ampliar a retirada de materiais dos oceanos e a adesão de toda frota pesqueira às boas práticas já executadas por muitos.

 

/* * VLibras */