Poder Executivo

Exposição do artesão Bigode estreia dia 15 no Teatro Municipal

Exposição do artesão Bigode estreia dia 15 no Teatro Municipal

Com cerca de 45 obras, a exposição “Bigode: Mestre da Madeira” terá abertura oficial no próximo dia 15 de fevereiro no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 20h. As esculturas do artista e vídeos com relatos da sua trajetória poderão ser apreciados até o dia 5 de março.

Antônio Theodoro de Souza, eternizado como “Bigode”, foi um consagrado escultor ubatubense que produziu mais de 5 mil obras. Com o título de “Aleijadinho Caiçara”, foi um dos maiores escultores santeiros do País, com obras inclusive no Vaticano.

A exposição é organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – em parceria com a família do homenageado. Algumas obras pertencem ao acervo da fundação e outras foram emprestadas por parentes, amigos e famílias da cidade que possuem uma grande coleção de esculturas do artista.

Desde o último mês de dezembro, a restauradora Vitória Borsatto, da Fundart, trabalhou no restauro de algumas obras do Bigode e foi a responsável também, ao lado de Carol Labarca, pela curadoria da exposição.

“Bigode é um artista que retratava a vida caiçara, contava histórias na madeira e tem obras espalhadas por todo o mundo. São peças de valores inestimáveis”, destacou Vitória.

O artista aprendeu a fazer esculturas sozinho quando ainda era criança. Morou grande parte da sua vida no bairro do Perequê-Açu, onde casou e constituiu família. Além do trabalho de esculpir madeira, o artesão também atuou por mais de 10 anos como professor de oficina cultural da Fundart. Mesmo tendo perdido a visão já na melhor idade, o artista ubatubense continuou a criar e ensinar o ofício da arte, falecendo aos 82 anos no mês de junho de 2015.

/* * VLibras */