Poder Executivo Municipal

Projeto PSA “Mar sem Lixo” em Ubatuba recolhe mais de 500 kg de lixo em 7 meses

Projeto PSA “Mar sem Lixo” em Ubatuba recolhe mais de 500 kg de lixo em 7 meses

Pescadores de Ubatuba puderam participar nesta semana de uma apresentação dos resultados e a avaliação sobre o andamento do Projeto PSA “Mar sem Lixo” – desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Em Ubatuba são 28 pescadores atualmente cadastrados no projeto, em média 61% estão realizando entregas.

Os pescadores cadastrados de Ubatuba já retiraram e entregaram 578,6 kg de lixo do fundo do mar em 7 meses de projeto e receberam o valor total de R$ 7.935,00 pelo serviço ambiental prestado.

O projeto, que teve início em junho de 2022 em Ubatuba, incentiva pescadores a recolherem resíduos sólidos no ambiente marinho inserido no território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado, ao mesmo tempo em que reconhece o serviço prestado por esses profissionais por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), contribuindo para a recuperação da qualidade ambiental, a melhoria dos serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e um maior engajamento nesse desafio.

Além da questão operacional, que envolve a logística da retirada de lixo do mar, o projeto propicia a geração de dados sobre os resíduos sólidos encontrados, ainda primários no Brasil. O projeto conta com um total de 65 pescadores cadastrados sendo: 28 em Ubatuba, 20 em Itanhaém e 17 em Cananéia. Desse total, cerca de 51% estão realizando entregas. Os pescadores cadastrados já retiraram e entregaram um total de 1.740,71 kg de lixo do fundo do mar em 7 meses de projeto. E receberam o valor total de R$ 17.795,00 pelo serviço ambiental prestado.

Do lixo recolhido no mar, 95% dos itens é plástico, e somente 8,5% é reciclável. Estima-se que cerca de 150.000 mil itens plásticos foram retirados do fundo do mar e destinados à coleta do município, até o mês de dezembro de 2022.

Como funciona o Projeto em Ubatuba

Os pescadores são cadastrados e remunerados pelo trabalho que muitos já fazem, que é a retirada de resíduos do mar. Principalmente, o pessoal que trabalha com arrasto de camarão, quando passam a rede, recolhem muitos resíduos, e agora esse material será levado para os Pontos de Recebimento. Após pesados, os resíduos recebem a destinação correta em parceria com as Cooperativas de Reciclagem. A iniciativa pretende ampliar a retirada de materiais dos oceanos e a adesão de toda frota pesqueira às boas práticas já executadas por muitos.

/* * VLibras */