Você sabe quando procurar por atendimento de saúde na UBS, P.A ou Santa Casa?

Gripe, curativo, consultas, fratura, infarto, entre outras necessidades médicas. Você sabe quando procurar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Pronto Atendimento (P.A) ou Santa Casa de Ubatuba?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a oportunidade de diferentes atendimentos gratuitos à população, mas é preciso ficar atento para buscar atendimento médico no local correto e não sobrecarregar determinadas unidades, principalmente as direcionadas para atendimentos de urgência e emergência como a Santa Casa da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que todo o sistema funciona de forma interligada, ou seja, o paciente é analisado nas unidades de saúde e direcionado, quando necessário, para atendimentos mais complexos ou até mesmo transferências para outros municípios.

“Para o bom funcionamento do sistema de saúde precisamos contar com a colaboração da população, que deve se atentar para o local correto de atendimento conforme cada necessidade. Com o uso adequado das unidades o atendimento se torna mais eficaz”, ressalta a secretária de Saúde, Sheila Barbosa.

Confira abaixo um pouco sobre as funções de cada unidade de saúde:

Unidade Básica de Saúde

As UBSs ou postos de saúde devem ser procurados para casos em que é necessário agendar consultas e realizar o acompanhamento dos pacientes. Aqui ficam arquivados os prontuários que registram todo o histórico de atendimento dos moradores da cidade que fazem uso das unidades e, com base nesses dados, é possível conhecer mais detalhadamente cada paciente e oferecer um atendimento personalizado.

As UBSs devem ser procuradas também para casos não graves e crônicos, como gripe, leve dor de cabeça, dor de coluna, bem como para vacinas, curativos, aferição de pressão, coleta de preventivo, acompanhamento de gestante, entre outros.

As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Atualmente, o município conta com mais de 30 postos de saúde e os endereços de cada unidade podem ser conferidos no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br.

Pronto Atendimento

Ubatuba possui dois Prontos Atendimentos, um no bairro do Ipiranguinha, com funcionamento diário das 7h às 19h (rua da Assembleia, nº 114); e outro na região sul, na Maranduba (Rua do Engenho, s/n), com funcionamento 24h todos os dias.

Os PAs devem ser procurados em casos de sintomas agudos, porém com menor gravidade, como quadros de febre, vômito, diarreia e leve mal-estar. Os PAs oferecem atendimento, medicação e observação.

Santa Casa

O atendimento do hospital deve ser voltado para casos de urgência e emergência, como fraturas, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e casos em que é necessário internação e solicitação de exames laboratoriais simples.

A Santa Casa funciona 24h por dia e atende na rua Conceição, 135 – centro.