Poder Executivo Municipal

Saúde recomenda uso de máscara para casos de síndrome gripal

Saúde recomenda uso de máscara para casos de síndrome gripal

Com a proximidade da temporada de verão e o aumento no número de turistas na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a recomendar o uso de máscara facial para pessoas com síndrome gripal e suspeita de Covid-19.

As medidas de prevenção também incluem higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, manter o esquema vacinal completo contra a Covid para aumentar a imunização e evitar complicações decorrentes da doença.

“O número de casos de Covid tem aumentado no país e agora o nosso município passa a receber muito mais turistas. Precisamos, portanto, reduzir os riscos de contaminação e a máscara facial é uma grande aliada na prevenção. Vamos ter consciência coletiva para resguardar uns aos outros”, ressaltou Alyne Ambrogi, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba.

Em casos de sintomas gripais é preciso procurar por atendimento médico nos Prontos Atendimentos (P.A) da Maranduba, Ipiranguinha ou Santa Casa da cidade. “Pessoas com febre, coriza, dores de garganta ou de cabeça e problemas no olfato ou no paladar devem passar por avaliação médica e, quando necessário, realizar o teste de Covid. A atenção deve ser redobrada para pessoas dos grupos de risco, com comorbidades”, explicou a coordenadora.

Uso de máscara obrigatório na Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), voltou a tornar obrigatório o uso de máscara facial em todas as dependências do hospital, para funcionários, pacientes, visitantes e acompanhantes.

A proteção facial também é obrigatória nos Prontos Atendimentos.

Dose de reforço da vacina bivalente

Desde a última sexta-feira, 8, está disponível uma nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid, para pessoas maiores de 60 anos e imunocomprometidas acima de 12 anos de idade. Para receber a vacinação é preciso ter tomado a primeira dose da vacina bivalente há mais de seis meses.

O reforço é necessário diante das novas variantes da Covid registradas no país e o aumento no número de casos. A vacinação é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde do município, conforme dias e horários para imunização de cada UBS. O cronograma é disponibilizado no site da Prefeitura de Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/sms/vacinacovid19diashorarios/

/* * VLibras */