Poder Executivo Municipal

Saúde divulga calendário de aplicação da vacina bivalente contra Covid

Saúde divulga calendário de aplicação da vacina bivalente contra Covid

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (27) à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron.

A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:

  • Fase 1 – a partir do dia 27 de fevereiro:

Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;

  • Fase 2 – a partir do dia 6 de março:

Pessoas de 60 a 69 anos;

  • Fase 3 – a partir do dia 20 de março:

Gestantes e puérperas;

  • Fase 4 – a partir do dia 17 de abril:

Trabalhadores da saúde;

  • Fase 5 – a partir do dia 17 de abril:

Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber a bivalente, a Secretaria de Saúde explica que é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

A imunização pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde do município, conforme dias e horários da vacinação para Covid em cada UBS. O cronograma é disponibilizado no site da Prefeitura de Ubatuba.

A saúde ressalta ainda que para quem não faz parte dos grupos prioritários, a vacina monovalente continua sendo fundamental para o combate à Covid e ofertada a toda população a partir dos seis meses de idade.

/* * VLibras */