Poder Executivo Municipal

Fim de semana marca início da tradicional Folia do Divino pelos bairros de Ubatuba

Fim de semana marca início da tradicional Folia do Divino pelos bairros de Ubatuba

O bairro Sertão da Quina foi o primeiro a receber a peregrinação da tradicional Folia do Divino no último fim de semana, dias 2 e 3 de abril. A Folia começou em abril e continua até o mês de agosto – antecedendo a Festa do Divino, e percorre os bairros de diversas regiões da cidade. A manifestação cultural será realizada em todos os finais de semana, das 8h às 18h.

O grupo de foliões, enquanto entoa os instrumentos, passa pelas casas levando a alegria e a representação da Cultura Caiçara – uma das únicas que resiste na região entre sul do Rio de Janeiro e Litoral Norte. De acordo com o historiador da cultura caiçara e, Mário Gato, a Folia do Divino era bastante popular em Ubatuba, pois carrega uma tradição de mais de duzentos anos, e as comunidades de diferentes pontos da cidade se preparavam muito antes para receber o grupo em sua região.

Ainda segundo Gato, a Festa do Divino e o povo caiçara têm uma história católica. Para eles, o corpo, a música e a dança são formas de se aproximar de Deus.

Confira os locais por onde a folia deve passar

Região Sul

Tabatinga – Araribá – Maranduba – Lagoinha – Peres – Bonete – Fortaleza – Lázaro – Saco da Ribeira – Perequê-Mirim – Enseada – Toninhas – Itaguá – Estufa I e II

Região Oeste

Marafunda – Ipiranguinha – Vale do Sol – Figueira

Região Norte

Camburi (Quilombo e Praia) – Picinguaba – Sertão da Fazenda (Quilombo) – Brava da Almada – Praia do Engenho – Almada – Praia do Estaleiro do Padre – Ubatumirim (sertão e praia) – Vila Rolim – Cambucá – Puruba (sertão e praia)- Prumirim (praia e sertão) – Félix (praia e sertão) – Morro do Tiagão – Itamambuca (vila e sertão) – Praia vermelha – Barra Seca – Taquaral – Sumidouro – Perequê- Açú – Usina Velha – Barra dos Pescadores (centro)

Funcionario
/* * VLibras */