Poder Executivo Municipal

Campanha contra a poliomielite vai até 31 de agosto

Campanha contra a poliomielite vai até 31 de agosto

Vacinação de crianças entre seis meses e até cinco anos evita a paralisia infantil

Começou no sábado, 15 de agosto, e vai até 31 de agosto a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta para 2015 é a de vacinar 95% das crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Aqui em Ubatuba, isso corresponde a 5003 crianças. Todas devem receber a vacina, mesmo aquelas que apresentam a caderneta de vacinação em dia. São apenas duas gotinhas para estar protegido.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

O Brasil já celebra o 26° ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1989. As ações da campanha devem acontecer até que a doença seja erradicada em todo o mundo.

Até o momento, em Ubatuba, já foram vacinadas 55% das crianças. A campanha, que iniciou com um dia “D” de vacinação, envolveu 16 unidades de saúde e 140 profissionais, e prossegue em todas as unidades básicas de saúde (UBS).

Estagiario
/* * VLibras */