14° Festival de Marchinhas é destaque na programação do Carnaval

Fomentar a criação de novas marchinhas de carnaval e o surgimento de novos compositores e intérpretes é o objetivo do Festival de Marchinhas Carnavalescas, organizado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com apoio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e da Prefeitura de Ubatuba.

A 14ª edição do evento acontece nos dias 28 de fevereiro, 01 e 02 de março de 2019 na Praça Exaltação da Santa Cruz (Praça da Matriz), no Centro, e integra a programação de Carnaval Histórico do município, composta ainda pela matinê infantil e pelo tradicional Baile de Marchinhas.

Um total de 31 composições foram selecionadas para disputar em três categorias: melhor composição, melhor intérprete e melhor fantasia. Confira quais serão as premiações do 14º Festival de Marchinhas:

Melhores composições:

1º –  R$ 1.800,00 e 1 (um) troféu

2º – R$ 900,00 e 1 (um) troféu

3º – R$ 500,00 e 1 (um) troféu

Melhor intérprete: R$ 600,00 e 1 (um) troféu

Melhor fantasia: 1(um) troféu

Melhor composição por Júri Popular: 1 (um) troféu

Homenagem

O homenageado do 14º Festival de Marchinhas será Elvio Damásio, que possui uma longa história com a cultura caiçara e com o Carnaval de Ubatuba. Damasio atuou em mais de uma gestão como Coordenador do Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares da Fundart, auxiliando na preservação e fomento da cultura tradicional da cidade. Participou também como conselheiro e membro da diretoria do GRESMAI – Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá – e também integra o Grupo de Dança da Fita, tradição da qual é precursor no município.

Carnaval de blocos

O Carnaval de Ubatuba ainda inclui o Carnaval de Blocos em diferentes pontos da cidade. A programação detalhada está em definição e será divulgada em breve na página internet e nas redes sociais da Prefeitura de Ubatuba

Mais informações sobre o Festival e o Carnaval Histórico podem ser obtidas na página da Fundart: www.fundart.com.br