Agentes de saúde de Ubatuba participam de oficina sobre o SUS

Acolher as equipes de agentes comunitários de saúde (ACS), capacitar sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua importância dentro do município e estreitar os laços entre os ACS e a secretaria de Saúde de Ubatuba foi o objetivo da oficina realizada durante a terça-feira, 21, no Teatro Municipal.

A capacitação contou com as participações de Roberto Tamura, secretário de Saúde de Ubatuba, Jorge Ribeiro, coordenador de Educação Permanente da secretaria municipal de Saúde, enfermeira Aldelina dos Santos, coordenadora da Atenção Básica de Ubatuba, Estela Miragaya, coordenadora do Programa de Saúde da Família de Ubatuba, e Denise Mendes Ribeiro, articuladora da Atenção Básica no Departamento Regional de Saúde (DRS), de Taubaté, além de um total de 100 entre os 130 ACS do município.

Na parte da manhã, as palestras abordaram a origem do SUS e as diferentes responsabilidades em cada nível de funcionamento (municipal, estadual e federal). À tarde, foram organizados grupos de trabalho que discutiram cinco entre os 12 princípios do SUS: equidade, universalidade, integralidade, descentralização e controle social. Esse debate foi feito a partir do video “Os princípios do SUS”, disponível online em https://youtu.be/PzVxQkNyqLs.

A atividade contou com o apoio da escola estadual Esteves da Silva, que ofereceu o refeitório como apoio para o almoço dos participantes, e um momento de intervalo descontraído com direito a açaí.

“Foi um momento importante de acolhimento e reconhecimento mútuo e avaliado de forma muito positiva tanto pela secretaria quanto pelos ACS”, destaca Estela Miragaya. “Pretendemos manter uma regularidade desses encontros de capacitações”, finaliza.