Assistência Social realiza mutirões de atualização do Cadastro Único

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ubatuba realizarão um mutirão de atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), do Governo Federal, nos sábados, 14, 21 e 28 de maio.

O objetivo é fazer a averiguação e revisão cadastral das pessoas que se encontram com seus benefícios bloqueados ou prestes a bloquear, cancelados ou reduzidos por apresentar renda familiar superior a R$ 210 por pessoa. Em Ubatuba, já são 3.945 famílias nessa situação. São casos em que o cruzamento de dados resultou em divergências entre os dados de renda declarados no Cadastro Único e os rendimentos encontrados em outras bases, como é o caso das folhas de pagamento do Poder Judiciário e Forças Armadas ou o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

As famílias incluídas no processo de averiguação ou revisão cadastral devem atualizar seus dados do Cadúnico para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, bem como da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). “Há muitos casos de idosos que estão com o BPC bloqueado por falta de atualização dos dados do Cadúnico”, explica Sandra Giacomini, coordenadora do CRAS Romana Lanzoni, que fica no Ipiranguinha, na região Oeste.

Os mutirões de sábado ocorrerão nas escolas municipais das regiões com maior demanda. Confira o calendário completo:

Região Data Local Horário
Sul 14/05 EM Nativa Fernandes de Faria – Sertão da Quina 9h às 15h
Oeste 21/05 EM Governador Mario Covas Júnior – Ipiranguinha 9h às 16h
Centro estendido 28/05 EM Maria Josefina Giglio da Silva – rua Vasco da Gama, n. 430 – Estufa II 9h às 16h