Prefeita entrega kit ao Bebê “Primeiríssima Infância”

Na manhã desta terça-feira (10), o Comitê da Primeiríssima Infância, juntamente com a prefeita Flavia Pascoal e as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Santa Casa de Ubatuba entregaram uma cesta de doações ao “bebê primeiríssima infância”, que é o primeiro a nascer nas primeiras horas que a Semana do Bebê ocorre.

O bebê Davi Lucas nasceu às 00:30 do domingo (8), em que também foi comemorado o Dia das Mães. A mamãe da criança, Daiane Félix Galvão dos Santos, recebeu a faixa do “bebê primeiríssima”, além da doação de um kit de mini enxoval para os primeiros cuidados com o recém-nascido, elaborado pelo Comitê da Primeiríssima Infância.

Davi é o caçula de quatro filhos e a mãe conta que seu nascimento foi essencial. “Ele me resgatou da depressão. Depois que eu engravidei dele que eu melhorei. Depois que eu perdi meu filho de 15 anos eu entrei em depressão profunda”, relatou.

A prefeita parabenizou a mamãe pelo nascimento do bebê e destacou a importância da promoção de ações intersetoriais no município, como é o caso das ações da Primeira Infância e da Semana do Bebê, que envolvem pastas como Saúde, Educação e Assistência Social trabalhando a favor de um desenvolvimento mais saudável e feliz dos bebês.

“É importante colocar em ação, com mudanças estruturais, nas escolas e na cidade, para que Ubatuba valorize a primeiríssima infância. Em breve, vamos, inclusive, entregar o Plano da Primeiríssima Infância com metas e diretrizes, que irão guiar Ubatuba em todos os trabalhos para o bem-estar das crianças”, garantiu Flavia.

A coordenadora técnica do Comitê do Plano Municipal da Primeira Infância, Ileana Solera, destacou que esse é o sexto bebê que recebe o título e que a ideia do “bebê primeiríssima infância” surgiu do próprio comitê  para marcar a história do município e da semana. “É um sentimento de gratidão poder presentear uma mãe que precisa de um acolhimento nesse momento tão especial, é como se estivesse recebendo o carinho de toda cidade”, compartilhou.

Abertura Oficial

A abertura oficial da 6ª Semana do Bebê aconteceu na noite de segunda-feira (9) no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e contou com a participação de cerca de 100 pessoas – além de ter sido transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura, fornecendo acesso de maneira democrática aos interessados. É importante destacar que todo o conteúdo foi traduzido em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais pelo intérprete e coordenador do projeto de LIBRAS da Rede Municipal, Rodolfo Casesque.

Além da cerimônia, foi realizada a palestra ‘O Brincar do Lado de Fora’, com a psicomotricista Fabíola Peixoto. “É sempre um prazer falar de um tema, que para mim, é a cereja do bolo. A psicomotricidade vai falar desde o desejo do ser humano de ter um bebê até o final da vida. Muitas pessoas acham que ela se restringe à infância e não, ela é do ser humano”, frisou a palestrante.

A 6ª Semana do Bebê conta com palestras online de profissionais que vão abordar temas importantes para o desenvolvimento do período que engloba a primeira infância. Confira a programação das atividades que acontecerão até 14 de maio aqui:  https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/semanabebe22/