Centro de Capacitação Profissional e Polo Regional de Panificação são inaugurados em Ubatuba

Cerca de 1500 pessoas prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 13, as inaugurações do Centro de Capacitação Profissional do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e do Polo Regional de Panificação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Populares e autoridades lotaram o espaço localizado ao lado do prédio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), no Perequê-Açu.  O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tinha agenda confirmada para o evento mas a mesma foi cancelada devido a problemas com o mau tempo, impedindo o pouso de aeronaves. O deputado federal e secretário Chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Samuel Moreira, representou o governador na solenidade.

A primeira-dama de Ubatuba, Sandra Sato, declarou que o dia de hoje foi a realização de um sonho. “Minha alegria é imensa em entregar hoje  este espaço  para a população de Ubatuba. Aqui pessoas serão capacitadas e qualificadas”. A satisfação em inaugurar o espaço também foi compartilhada pelo prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD). ”Que alegria inaugurarmos este espaço no mês de aniversário de Ubatuba. Minha esposa Sandra deixou de lado sua vida profissional para dedicar-se às questões sociais do município. A instalação deste Polo em Ubatuba é uma conquista dela para a cidade. Agradeço ao Governo do Estado por essa obra em Ubatuba”, afirmou Sato. O prefeito ainda fez um balanço dos 10 meses de sua gestão e agradeceu novamente ao Governo do Estado pelas obras iniciadas neste ano em Ubatuba.

O Chefe da Casa Civil justificou a ausência do Governador e parabenizou a atual gestão pelos avanços na cidade de Ubatuba. “Hoje Ubatuba está diferente, a cidade  respira novos ares, tem obras em andamento, e isso é fruto do trabalho incansável do atual prefeito Sato e sua equipe. Legislativo e Executivo trabalham em harmonia e isso reflete positivamente na cidade. As inaugurações do Centro e do Polo representam uma grande conquista para todos. Esses cursos qualificam pessoas e oferecem novas oportunidades”, ressaltou Samuel Moreira.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Ubatuba e secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), do técnico regional Jeferson Fróes, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Lú Alckimn, secretários municipais, dos vereadores Silvinho Brandão, Osmar de Souza, Adão Pereira, Manuel Marques, Wellington de Moura, José Roberto Junior, Pastor Claudinei, Bibi Indio e Rochinha do Basquete. Registradas ainda as presenças do prefeito de Cunha, Rolien Guerra, Ricardo Mamede, delegado titular da Polícia Civil de Ubatuba, Silvio Salata, conselheiro estadual da OAB, Ricardo Tardeli, coordenador do Programa Saúde em Ação do Governo de São Paulo e Mônica Galvão, diretora técnica da Regional de Saúde de Taubaté.

A solenidade teve ainda as apresentações da Experimental de Dança de Ubatuba e Lira Padre Anchieta e também contou com a presença de integrantes da Guarda Mirim de Ubatuba.

O Espaço

Administrados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, por meio da primeira-dama Sandra Sato, o Centro de Capacitação Profissional e o Polo Regional de Padaria Artesanal oferecerão aprimoramento das habilidades aos profissionais e pessoas comuns que buscam oportunidades no mercado de trabalho. O primeiro curso ofertado é o de padaria artesanal, já iniciado e hoje com 30 pessoas, indicadas por entidades sociais que atuam no município bem como pelos serviços de saúde. Ainda este ano o Centro de Capacitação Profissional disponibilizará os cursos de Moda, Beleza e Construção Civil.

Visita técnica

Antes das inaugurações, o prefeito Délcio Sato e o Chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, vistoriaram as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) – Centro. Acompanhados do vice-prefeito, Jurandir de Oliveira, secretários e vereadores, percorreram a obra e receberam informações técnicas do secretário municipal de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino. Ainda estão em construção no município a UBS no bairro do Mato Dentro e duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um Álcool e Drogas. Obras executadas pelo Governo do Estado de São Paulo e que tem previsão de entrega para julho de 2018, totalmente equipadas e com investimento de R$ 15 milhões.

Solicitações ao Governo

O prefeito Délcio Sato aproveitou a presença do Chefe da Casa Civil e protocolou as seguintes solicitações: aquisição de titularidade de imóveis no Píer do Saco da Ribeira e Parque Estadual da Ilha Anchieta; transferência de domínio –cessão de uso do Caís do Porto (“Píer do Caisão”); sede própria para abrigar o Instituto Paula Souza – ETEC; retomada imediata do fornecimento do larvicida BTI e diagnóstico do desenvolvimento local para fins de emprego e renda.