Casamento Comunitário marca 12 de junho em Ubatuba

Para Ubatuba, o dia 12 de junho tem um significado especial. Instituída por lei, a data oficializou a realização do Casamento Comunitário no município e, em 2022, a Praia Grande foi a sede da celebração que aconteceu na manhã de domingo (12). Essa é a primeira edição realizada após a pandemia da Covid-19.

Ao todo, nove casais puderam oficializar o enlace que foi promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba (FSS), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e de empresas e prestadores de serviço parceiros.

Emocionada, a presidente do FSS, Rita de Cássia Pereira, agradeceu a todos que se empenharam para tornar o sonho dos casais presentes uma realidade. “Quero dizer aos noivos que, essa emoção que vocês estão sentindo, nós também estamos. Esse casamento, depois de uma pandemia, é a concretização de um sonho para todos nós. Para que a gente possa superar e começar uma nova etapa com o pé direito”, comemorou. “Isso só acontece porque temos parceiros e pessoas que acreditam no trabalho que o Fundo oferta dentro da nossa cidade”, acrescentou Rita.

A prefeita Flavia Pascoal relembrou alguns momentos de sua história de amor com o esposo Maclaud Correa do Nascimento, cujo enlace aconteceu em 1995 de uma maneira simples. “Esse sonho que nós estamos realizando hoje aqui é o sonho que a gente tinha lá atrás. Quando a gente conversou com toda essa equipe que hoje está aqui, prestando voluntariamente os serviços dessa grande fonte de renda do nosso município que é o casamento na praia, eles abraçaram junto com o Fundo Social essa ideia de proporcionar aos noivos o que há de melhor, ajudando a realizar o casamento nessa praia belíssima – uma das mais belas de Ubatuba, para realizar esse sonho que vem solidificar as famílias no município e fortalecer o vinculo familiar, que a gente considera o grande alicerce da nossa sociedade”,  destacou.

Cerimônia

O celebrante Daniel Santos destacou as belezas naturais, como a Mata Atlântica, como um dos fatores que mais influenciam os casais na hora da escolha do casamento na praia em Ubatuba.

Aproveitando o tema, ele fez uma analogia das árvores com o amor. “Essas exuberantes árvores um dia foram uma semente, totalmente frágeis e desprotegidas. A semente representa o desejo de ser alguma coisa. O dia hoje é uma semente da família de vocês. É uma semente que vocês estão plantando e se oferecerem o tratamento correto, com paz e harmonia dentro do lar, ela vai se tornar uma grande árvore com muitos frutos”, afirmou.

Os casais puderam trocar as alianças e o tão esperado “sim”, selando a cerimônia com um beijo no final. Em seguida, eles puderam desfrutar de um almoço como parte da festa, que ainda contou com decoração, bolo e os tradicionais bem-casados.