Prefeitura assina convênio para 2ª etapa do programa “Cesta Verde”

A Prefeitura de Ubatuba esteve presente na terça-feira, 1, em evento promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo de lançamento da segunda fase do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Cesta Verde.

A cerimônia marcou também a transferência de 310 veículos dessa pasta ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP) que correspondem a um valor estimado de R$ 5.777.069,00 (cinco milhões, setecentos e sete mil e sessenta e nove reais) e que se destinam à leilão. A quantia arrecadada será direcionada à compra de produtos como cobertores e cestas para distribuição aos fundos de solidariedade municipais.

Representando Ubatuba, estiveram presentes a assessora de Desenvolvimento Social, Thaila Aparecida Diniz Brito, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Rita de Cássia Pereira.

O programa “Cesta Verde” destinará recursos aos municípios para que sejam comprados alimentos “in natura” diretamente da agricultura familiar e pequenos agricultores para oferecer alimentos saudáveis a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por equipamentos da rede socioassistencial.

“Trata-se de um programa muito importante porque traz recursos que fortalecem os agricultores locais e, ao mesmo tempo, garantem alimentos saudáveis para as famílias em vulnerabilidade social”, destacou Thaila Brito.

Conforme o termo assinado, o município é responsável por definir a instância de controle social local do programa, sugerir o local onde serão recebidos os itens adquiridos dos agricultores locais, disponibilizar estrutura física (balança e caixas para transporte dos alimentos) e de recursos humanos para receberem e atestarem a qualidade dos produtos recebidos e posterior montagem das Cestas Verdes.