Escola na Praia Dura será inaugurada em julho

A partir desta segunda-feira, 1º de julho, a secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ubatuba assume a continuidade para conclusão da construção da escola municipal Ernesmar de Oliveira, na Praia Dura, em apoio a Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), empresa contratada para a execução. Com cerca de 30 operários será realizada uma verdadeira força tarefa à conclusão. Serão realizados serviços de pintura de portões, caixa d’àgua e muro que também será concluído, construção de calçada interna, paisagismo, além de zeladoria nos arredores da escola. O prazo para a inauguração é neste mês de julho, garantindo assim o início das aulas em agosto.
Com recursos próprios da secretaria de Educação, o valor do investimento é de cerca de R$ 2 milhões. Também foram investidos cerca de R$ 100 mil na compra de todo o mobiliário para a escola, tais como carteiras, cadeiras, armários, cozinha completa, entre outros. Com capacidade para 450 alunos que serão atendidos a partir de 2020, neste segundo semestre contará com 130 alunos.
Em reunião com a comunidade local, Prefeitura e representante da Câmara Municipal, ficou acertada a entrega para o dia 26 de junho. No entanto alguns fatores contribuíram para o atraso, tal como o grande volume de chuvas neste primeiro semestre que obrigaram a paralisação dos trabalhos na obra. No entanto o atraso não compromete o início das aulas neste segundo semestre.
Entenda o caso
Na administração anterior, em 2014 a secretaria de Educação deu início à construção da escola municipal na Praia Dura, em substituição ao pequeno, velho e deteriorado prédio que abrigava a escola e que foi totalmente demolido. A empresa licitada para realização do projeto foi a Geométrica e a execução com a Emdurb. No entanto o projeto apresentou uma série de erros, tal como o prédio que seria construído era maior do que o terreno. Ao constatar este erro, a empresa foi obrigada a efetuar explosões nas pedras para ampliar a área e dar início à obra. A falta de repasses dos recursos necessários também foi fator que influenciou o atraso. Após os resultados das eleições municipais em 2016 a obra foi totalmente paralisada.
A retomada da Obra
A partir de setembro de 2017 foi retomada a obra pela atual administração com execução pela Emdurb. Com as paredes erguidas, faltavam reboco nas paredes, acabamento, instalações de algumas portas e janelas, rede elétrica e cobertura da quadra. Em fase final pela atual administração, a obra conta com 1.057 metros quadrados de área construída, contendo nove salas de aula, uma sala de professores, uma sala de diretoria, um laboratório, uma sala de arte, uma sala de vídeo, biblioteca, dispensa, cozinha, banheiros sendo dois com acessibilidade, lavabo, e uma área externa com 433 metros quadrados totalmente coberta, onde será o pátio de alimentação e de recreação.