Agentes educacionais participam de segunda etapa de formação

O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto foi o local escolhido para sediar a segunda fase da formação para os agentes educacionais na última sexta-feira, 24.

A capacitação deu continuidade ao tema potencialização e criação dos contextos investigativos e foi dividida em duas partes. A primeira delas foi dedicada a uma visita monitorada à Exposição 8M (saiba mais em https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/8mhoje/), que permitiu o desenvolvimento do  conceito de criação e organização  de espaços com intencionalidade pedagógica, que, segundo a coordenadora pedagógica de Arte da SME, Rosa Adriana de Oliveira Soares Dias, em muito se assemelha a curadoria e montagem de uma exposição de Arte.

“Além disso, essa foi uma ótima oportunidade para ampliar repertorio cultural dos agentes educacionais. Eles gostaram. Espero que possamos casar outras formações com exposições, pois foi uma experiência muito rica”, comentou Adriana.

Após a visitação, os agentes foram convidados a participar da simulação de criação de contextos investigativos com elementos da natureza, que foram trazidos por eles como um pedido prévio da formadora.

Durante a atividade, um ponto bastante frisado foi a importância da escuta para trazer o protagonismo das crianças para a elaboração intencional dos contextos investigativos. “Fizemos o primeiro encontro mais teórico e esse segundo momento com experiências práticas. Percebi que eles têm gostado muito e estão muito atuantes nesse modelo de formação mais dinâmico”, finalizou Adriana.