Poder Executivo Municipal

Professores recebem capacitação para uso do Laboratório Didático Móvel

Professores recebem capacitação para uso do Laboratório Didático Móvel

Os professores do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Ensino, estão recebendo capacitação para facilitar o uso do Laboratório Didático Móvel, equipamento que auxilia em experimentos científicos nas unidades escolares.

Nesta semana foi a vez da escola Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios, receber o treinamento, que também contou com atividades práticas para alunos do 1º ao 5º ano. Todas as 26 escolas de Ensino Fundamental do município foram contempladas com os laboratórios didático-científicos móveis, com importante função de complementar o ensino formal desenvolvido em sala de aula.

A professora de ciências, Izabela de Souza, ressalta que a capacitação visa dar mais segurança aos professores para utilizarem o novo equipamento. “Durante o treinamento ensinamos como funciona a ferramenta, onde ficam os materiais, as normas de segurança e como manter a organização para que todos possam fazer uso dos laboratórios, prolongando ainda a vida útil dos equipamentos”, explicou a professora que atua no projeto de capacitação do laboratório.

O treinamento conta ainda com a prática de três experimentos, incluindo vivências no microscópio. “As experiências despertam interesse nos alunos, permitem vivenciar a teoria na prática e estimulam também discussões em grupo, formulações de hipóteses, compartilhamento de ideias, habilidade de observação, entre outros ensinamentos fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou Izabela.

O Laboratório Didático Móvel favorece as habilidades voltadas para a pesquisa e a experimentação, além de estimular a curiosidade, a criatividade e a interação dos alunos.

/* * VLibras */