Professores recebem capacitação para uso do Laboratório Didático Móvel

Os professores do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Ensino, estão recebendo capacitação para facilitar o uso do Laboratório Didático Móvel, equipamento que auxilia em experimentos científicos nas unidades escolares.

Nesta semana foi a vez da escola Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios, receber o treinamento, que também contou com atividades práticas para alunos do 1º ao 5º ano. Todas as 26 escolas de Ensino Fundamental do município foram contempladas com os laboratórios didático-científicos móveis, com importante função de complementar o ensino formal desenvolvido em sala de aula.

A professora de ciências, Izabela de Souza, ressalta que a capacitação visa dar mais segurança aos professores para utilizarem o novo equipamento. “Durante o treinamento ensinamos como funciona a ferramenta, onde ficam os materiais, as normas de segurança e como manter a organização para que todos possam fazer uso dos laboratórios, prolongando ainda a vida útil dos equipamentos”, explicou a professora que atua no projeto de capacitação do laboratório.

O treinamento conta ainda com a prática de três experimentos, incluindo vivências no microscópio. “As experiências despertam interesse nos alunos, permitem vivenciar a teoria na prática e estimulam também discussões em grupo, formulações de hipóteses, compartilhamento de ideias, habilidade de observação, entre outros ensinamentos fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou Izabela.

O Laboratório Didático Móvel favorece as habilidades voltadas para a pesquisa e a experimentação, além de estimular a curiosidade, a criatividade e a interação dos alunos.