Livro “Canoa Emborcada” será lançado dia 26 na Biblioteca Municipal

Ubatuba acaba de ganhar mais uma obra literária, o livro “Canoa Emborcada”, do escritor Santiago Bernardes, caiçara, biólogo e articulador dos povos tradicionais pela defesa de seus territórios e direitos. A obra retrata a chegada da construção da Rodovia BR-101 no litoral, na década de 1970, expondo os conflitos que vive uma comunidade atingida pelo progresso, a complexidade de relações que ele traz e as profundas transformações na vida e no território caiçara.

O lançamento do livro será realizado no dia 26 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense, a partir das 18h30. O evento contará com noite de autógrafos, venda de livros, café caiçara e muito fandango com o Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba.

Na descrição da obra, “Canoa emborcada – para quem não sabe – é canoa virada, descansando depois de uma tarefa cumprida pelo povo do mar, das águas. Assim considero que deve estar se sentindo o estimado Santiago Bernardes, o “Santi”, ao finalizar mais uma obra literária. A canoa chega ao fim de sua viagem, mas a peleja dos caiçaras continuará contra os desdobramentos da especulação imobiliária e enfrentado crises na própria comunidade que se contagia com o fermento da discórdia, da cobiça, da tentação de copiar o opressor. A Canoa emborcada pode ser um farol importante nessa navegação. Desde o começo da leitura eu percebi um lado fantástico entremeado de fatos históricos, cujo pano de fundo era a construção da BR-101, a Rio-Santos. Personagens reais se teceram pela história, nomes conhecidos e familiares se compuseram pela escrita talentosa a nos relembrar o quanto é importante juntar nossas memórias caiçaras”, destacou José Ronaldo dos Santos, cronista caiçara.

Canoa Emborcada é o quinto livro de Santiago a ser publicado, somando ao Palavrandando (poemas); O livro do Mar (vivências caiçaras); O livro da Terra (poemas campesinos); e Caderno de Águas (contos). A obra atual já está disponível para compra no site da editora www.caravagrupoeditorial.com.br.