Meio Ambiente: Mais de 1 tonelada de lixo é retirada do Rio Tabatinga

Nesta semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou o balanço da ação desenvolvida pelo projeto “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, na região sul do município – iniciativa que coletou mais de uma tonelada de lixo dos mais variados tipos e tamanhos.

Segundo a pasta, a ação foi desenvolvida no sábado, dia 19, no Rio Tabatinga e na praia das Galhetas, visando preservar e despoluir o rio desde a nascente (que fica em terras ubatubenses) até a sua foz, por meio de uma parceria entre os municípios de Ubatuba e Caraguatatuba.

A motivação do projeto se dá pelo fato de que há alguns anos a praia da Tabatinga se mantinha com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição por coliformes fecais da água do mar no trecho próximo ao rio.

O organizador do evento, Eduardo Leduc, do CEEPAM – Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental ressaltou a importância dessas ações. “Atualmente, dados do último período de amostragem da qualidade da água pela Cetesb revelam que todas as praias da cidade estão próprias para banho. Por isso, é importante continuar preservando”, comentou Leduc.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho lembrou ainda que essas ações mostram que é possível reverter a balneabilidade das praias. “Podemos ver que é possível mudar nossas ações, nossa relação com o lixo e que é possível revertermos o quadro de poluição dos rios”.

No sábado aconteceu o fechamento de uma sequência de ações que foram realizadas no local durante os últimos meses, várias atrações agitaram a praia de Tabatinga, foram elas: exposição educativa na praia, mutirão de limpeza com operação “Cata Trecos” nos bairros Tabatinga e Galhetas, agência móvel da Sabesp nos dois bairros, limpeza do rio Tabatinga, costeira das Galhetas e praias Tabatinga e Galhetas.

A ação foi idealizada pelo CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba (Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos) e a Prefeitura de Caraguatatuba (Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde e Educação), em conjunto com as seguintes entidades: Sabesp, Ambiotec, Instituto Supereco, Instituto Argonauta, Associação Caraguatás Ambiental, Tamoio de Ubatuba, iniciativas privadas e diversos voluntários do projeto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 3 de dezembro está prevista uma ação de limpeza no Prumirim, e dia 11 na praia do Simão, em breve com a programação completa. Diversas ações também estão programadas para o ano de 2023.