Inscrições para Mostra Saberes Artesanais serão encerradas hoje

As inscrições para participar da Mostra Saberes Artesanais de Ubatuba serão encerradas nesta quarta-feira, dia 24. Os artesãos do Litoral Norte interessados ainda podem se inscrever de forma online, para as categorias Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais. O evento será realizado de 2 a 25 de setembro no salão de exposição do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Podem se inscrever artesãos maiores de 18 anos e moradores das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, através do formulário disponível no link: https://linktr.ee/saberesartesanais  e no site:  www.saberesartesanais.com.br , onde também é possível encontrar o edital com o regulamento. Os artesãos moradores das cidades participantes poderão contar com o apoio das seguintes instituições para o transporte de suas obras:

FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba);

FUNDASS (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna;

Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ilhabela.

O edital do evento explica que artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiações.

A exposição faz parte do projeto cultural IV Saberes Artesanais, que no dia 22 de setembro realizará uma ação presencial com mesa de debates, vivência com artesãos, apresentação musical e oficinas, além de uma grande exposição e venda com artefatos produzidos pelos artesãos do Litoral.

Este ano, o projeto IV Saberes Artesanais foi contemplado pelo edital da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – para Inscrição e Seleção no Programa de Apoio a Eventos na Municipalidade para o Ano de 2022.

Sobre o Saberes Artesanais

O projeto cultural está há quatro anos realizando trabalhos de pesquisa e registro dos artefatos e seus artistas nas comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e dos povos originários, além de artesãos que trabalham mesclando saberes com a contemporaneidade. Tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do Litoral Norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.