Prefeitura prepara mutirão da dengue no Vale do Sol e Jardim Ipiranga

A prefeitura de Ubatuba realizará no próximo dia 19, sábado, o primeiro mutirão contra a dengue de 2022, a ser realizado nos bairros Vale do Sol e Jardim Ipiranga, na região oeste do município. A ação contará com a participação de agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores da Sanepav, das 8h às 14h (em caso de chuva a atuação das equipes será reagendada).

O objetivo do mutirão é orientar à população e eliminar possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A Vigilância em Saúde do município pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados, bem como colocando objetos que irão descartar na calçada, a serem recolhidos pelo caminhão cata-treco da Sanepav.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados em 7 de março, o município registrou cinco casos de dengue este ano. O boletim aponta ainda que 13 casos estão em investigação e 17 já foram descartados.

Orientações gerais para a população

Mantenha a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.