Mutirões combatem o Aedes aegypti e alertam para risco de febre amarela

A Vigilância em Saúde Prefeitura de Ubatuba intensifica a partir desta segunda-feira, 12, as ações de sensibilização e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

As ações incluem vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais, distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito, retirada de criadouros. O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças. Segundo boletim epidemiológico mais recente, atualmente, Ubatuba tem um total de 35 casos suspeitos de dengue e dois confirmados.

Nesta semana, os mutirões começam pelo bairro do Perequê-Açu (12 e 13) e continuam pela região do Taquaral, Sumidouro, Usina Velha e Pedreira (14), bem como pelo Centro – Sumaré e Umuarama (15 e 16).

Dia D: participação da sociedade

No sábado, 17, a Prefeitura organiza um dia D de ação com foco nas regiões do Ipiranguinha, Estufa II e Sesmaria. Além dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, participam do dia D voluntários de diversas autarquias e secretarias municipais e moradores de diferentes bairros.

A ação é aberta a quem queira participar. As equipes se concentrarão às 8 horas na Escola Municipal Mário Covas (rua da Cascata, 823), no Ipiranguinha, e no campo de futebol da Praça Maracanã, na Estufa II.

Reforço à vacinação contra a febre amarela

Os mutirões também serão um momento de reforço à campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela. Até a quinta-feira, 8, um total de 29.888 doses da vacina foram aplicadas em Ubatuba. Somada à vacinação anterior, a cobertura atual é de 40,26% da população, considerada baixa frente ao risco que a doença apresenta.

A vacina contra a febre amarela está disponível em 28 unidades de saúde e está sendo aplicada também em ações específicas de vacinação nas escolas da rede estadual, municipal e particular.

Cronograma geral de Mutirões para eliminação de criadouros do Aedes aegypti, em Ubatuba – Março de 2018
Data de realização Dia da semana Bairros atendidos
12/03/2018 Segunda-feira Perequê Açu (1ª etapa)
13/03/2018 Terça-feira Perequê Açu (2ª etapa)