Ubatuba avança nas negociações para antecipar investimentos da Sabesp

Representantes da Prefeitura de Ubatuba e da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – se reuniram nesta sexta-feira, dia 25, com o objetivo de alinhar os serviços previstos pela empresa no município e avançar nas negociações para redução da dívida da Santa Casa.

Na ocasião, a Sabesp  informou que a obra para implantação do esgotamento sanitário para a região da Maranduba já está em processo de licitação. Outra tratativa que também progrediu diz respeito à revitalização das ligações de esgoto no bairro Perequê-Açú. Segundo a Companhia,  a obra foi licitada e começará em breve.

Conforme o contrato 337/2020, assinado em maio de 2020, a Sabesp é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Ubatuba por 30 anos. O valor total do contrato é de R$ 687.199.000,00. Entretanto, com as negociações realizadas com a prefeitura, muitos investimentos previstos no contrato serão adiantados e ocorrerão nos próximos três anos.

Mais uma conquista alcançada com as negociações foi a confirmação da redução da dívida da Santa Casa de Ubatuba de R$ 63 milhões para R$ 13,64 milhões – com eliminação de juros e multas. O valor de R$13,64 milhões poderá ser pago ainda por meio de um parcelamento em 28 anos, o que reduzirá o valor para apenas R$ 38.690,00/ mês. Além disso, a prefeitura também conseguiu incluir o único Hospital do munícipio no Programa de Uso Racional de Água (PURA), o que gerará uma economia de R$8.000,00/ mês para a Santa Casa. Com o sinal positivo dado pela Sabesp, as negociações aguardam apenas finalizações jurídicas para se concretizarem.

“Posso dar a certeza de que toda essa proposta para a Santa Casa de Ubatuba foi aceita pela Sabesp. Em breve, também iremos programar uma apresentação para a cidade de tudo o que está sendo feito e ainda será realizado pela Companhia”, comentou Rui César Rodrigues Bueno, Superintendente da Unidade de Negócio Litoral Norte – LN.

Durante a reunião, a prefeita Flavia Pascoal ainda cobrou melhorias da Sabesp em diversos pontos da cidade e reforçou as tratativas para o avanço das obras previstas em contrato.