Nova direção da FUNDAC faz análise de atividades e contratos em andamento

A nova direção da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (FUNDAC) tem à frente os advogados Dr. Eugênio Zwibelberg como presidente, Dr. Paulo Márcio Prado como assessor administrativo e Dr. Ronaldo Nigro Filho como assessor técnico.

A primeira semana de trabalho foi inteiramente dedicada a conhecer e avaliar os contratos administrativos, repasses e subvenções relativas às atividades desenvolvidas pela Fundação, bem como os prontuários de atendimentos realizados pela equipe técnica da instituição, afirma o presidente Dr. Eugênio.

Objetivos

A FUNDAC tem como missão a implantação de projetos, programas e serviços de proteção especial e socioeducativos a crianças e adolescentes, atendendo ainda crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, e adolescentes considerados praticantes de ato infracional, juntamente com seus familiares, além de promover a integração social por intermédio de projetos que envolvam programas educativos, formação profissional, mobilização da sociedade, entre outras atividades.

Também é responsável pelo Programa de Atendimento a Adolescentes em Liberdade Assistida (LA) e em Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), além da supervisão de duas casas de acolhimento.

Costurando a Rede

Um dos principais objetivos da nova direção é dar continuidade ao projeto “Costurando a Rede”, ampliando a atuação em rede das diferentes esferas vinculadas ao atendimento às crianças e adolescentes. “Isso inclui as secretarias de saúde, educação, assistência social, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, os conselhos municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social e demais órgãos correlatos”, explica Dr. Eugênio.

“Para isso, estamos dando sequência aos procedimentos administrativos para executar um projeto de 12 meses de capacitação de toda a rede, levando informação a todos os envolvidos, não apenas do poder público, como também as demais entidades da sociedade civil”, completa.

Outra ação diz respeito à inauguração do Espaço “João Alegre”, destinado à realização de projetos voltados para as crianças e adolescentes.

Atendimento humano

A equipe da FUNDAC é composta por um efetivo de 12 pessoas, incluindo psicólogos (2), assistentes sociais (2), pedagogos (2), agentes administrativos (2), motorista (1), auxiliar de serviços gerais (1), técnico em contabilidade (1) e coordenador de projetos (1).

A nova direção destacou o trabalho extremamente humano realizado pela equipe. “As crianças e adolescentes atendidos vêm de situações complexas de vida, que resultaram do rompimento de vínculos familiares, como casos de violências ou abuso sexual”, destaca Dr. Paulo.

“A reintegração à família e à comunidade é o objetivo do atendimento, e isso exige um acompanhamento muito próximo das famílias”, afirma Dr. Eugênio.

“Além disso, estamos unidos no objetivo comum que é a prevenção da violação dos Direitos Fundamentais destas crianças e adolescentes. Pretendemos implementar políticas públicas, por meio de projetos sociais, com o foco no fortalecimento destas garantias asseguradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” afirma Dr. Ronaldo.

Todos elogiaram o acolhimento e a interação com a equipe da FUNDAC. O presidente finaliza: “São muitos os desafios que virão e nossa equipe, que é altamente capacitada, está preparada para essa missão”.