Campanha de vacinação da poliomielite segue até 31 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos segue na cidade até o próximo dia 31 de outubro. Desde o início da campanha, Ubatuba já vacinou 71,77% das crianças, mas a meta do Ministério da Saúde é alcançar em todo o país 95% do público-alvo.

Em números exatos, foram vacinadas 3.785 crianças no município e outras 1.489 ainda devem se vacinar até o final do mês. A secretaria pede para que pais e responsáveis levem as crianças até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e se informem sobre a vacinação.

A pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus e que pode provocar paralisia ou deixar sequelas relacionadas principalmente à coordenação motora. A vacinação é a única forma de aumentar a proteção das crianças contra a doença.

Além da imunização da pólio, a campanha também segue com a multivacinação para atualizar a Caderneta de Vacinação de jovens menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.