Pré-conferência do setor de pesca e maricultura se aproxima

A secretaria municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) da Prefeitura de Ubatuba convida toda a população a participar na segunda-feira, 26, da Pré-conferência Municipal para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro Sustentável – segmento Pesca e Maricultura. O encontro será realizado das 16 às 20 horas, na Câmara Municipal, que fica na rua Antônio Marques do Vale, 250, no Silop (em frente ao batalhão da Polícia Ambiental).

As pré-conferências são momentos preparatórios à etapa municipal, prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2019. Em Ubatuba, já foram realizadas pré-conferências nas regiões Sul, Centro e Norte. Os encontros têm o objetivo de levantar os obstáculos ao desenvolvimento das atividades, priorizando as necessidades por soluções. O plano em elaboração definirá os princípios e diretrizes das políticas públicas municipais de fomento à produção agrícola, pesca e maricultura. Nas pré-conferências, também são eleitos delegados e delegadas para a etapa municipal.

A pré-conferência com pescadores e maricultores é a última antes da etapa municipal. Os organizadores esperam uma grande participação dos pescadores, maricultores, quilombolas, indígenas, organizações da sociedade civil e profissionais ligados ao tema.

Como forma de garantir a ampla presença de pescadores e maricultores do município, a SMPA irá disponibilizar duas vans para o transporte de participantes vindos dos bairros mais afastados. Uma das vans sairá às 13h30, do ponto de ônibus do Camburi, localizado na pista da rodovia Rio-Santos, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, na região Norte. Uma segunda van sairá da região Sul, do ponto de ônibus da entrada da praia da Caçandoca. A saída de retorno das vans para os bairros está marcada para as 20h30, da Câmara Municipal. “Trata-se de uma maneira de fomentar a participação de todos, dada a dificuldade de deslocamento das comunidades pesqueiras tradicionais do município”, explica Claudio Santos (Cacá), secretário da pasta.

Mais informações podem ser obtidas junto à SMPA, que fica na Praça Treze de Maio, 200 – Centro, pelo telefone (12) 3833-3500 ou pelo email: pesca@ubatuba.sp.gov.br.