Poder Executivo Municipal

Pré-conferência de caiçaras da região central será na sexta, 18/03

Pré-conferência de caiçaras da região central será na sexta, 18/03

A população caiçara residente das regiões Centro, Centro-sul e Centro-norte de Ubatuba realiza na sexta-feira, 18 de março, sua pré-conferência rumo à I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais. O encontro acontecerá às 18 horas no anfiteatro da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, localizada na avenida Rio Grande do Sul, 600 – Centro.

As pré-conferências elegem delegados e delegadas para a conferência municipal e permitem um debate aprofundado em torno aos seguintes eixos temáticos:

I – Cultura e Identidade

II – Trabalho e Renda e Pesca Artesanal

III – Saúde e Saneamento Básico

IV – Educação, Inclusão Digital e Esportes e Lazer

V – Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional

VI – Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

VII – Infraestrutura e Direito ao Território

VIII – Transporte e Segurança Pública

Os objetivos da I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, a ser realizada em 30 de abril, são: promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município; promover a valorização e salvaguarda das comunidades tradicionais, bem como, o fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento sustentável dessas; fortalecer a presença do Poder Público Municipal nos territórios das comunidades tradicionais e promover a sustentabilidade local e a igualdade de oportunidades a todos; avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais; organizar as diretrizes para elaboração do I Plano Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba.

As comunidades indígenas das aldeias Boa Vista, Rio Bonito, Akaray Mirim e Renascer, bem como dos quilombos da Fazenda e da Caçandoca já realizaram suas pré-conferências. Confira abaixo o calendário das próximas pré-conferências:

18/03, às 18h: Comunidades Caiçaras do Centro

23/03, às 18h: Comunidades Caiçaras do Norte

25/03, às 13h: Quilombo do Sertão do Itamambuca

30/03, às 16h: Quilombo do Camburi

08/04, às 18h: Comunidades Caiçaras do Sul

/* * VLibras */