Poder Executivo Municipal

Projeto Samba de Maria estreia programação do Mês da Mulher

Projeto Samba de Maria estreia programação do Mês da Mulher

Integrando a programação do Mês da Mulher, o Projeto Samba de Maria com o Grupo Luara Oliveira e as Comadres realizará uma apresentação gratuita neste sábado, dia 4, às 20h, em frente ao Sobradão do Porto, no centro. O show em homenagem a forte e marcante influência das mulheres na história do samba é contemplado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo e conta também com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

O Samba de Maria nasceu a partir das rodas de samba do grupo, na Ilha dos Pescadores, em Ubatuba, com o objetivo de cantar e celebrar a vida e a contribuição de compositoras, ritmistas, intérpretes e trabalhadoras do samba.

Luara Oliveira, idealizadora do projeto destacou que a participação das mulheres na história do samba sempre foi essencial, mas muitas vezes a atuação feminina foi pouco reconhecida. “Infelizmente ainda é preciso ‘provar’ que podemos ocupar alguns espaços que são majoritariamente ocupados por homens. Por isso, é muito importante o reconhecimento dessa trajetória”.

O projeto é organizado e realizado majoritariamente por mulheres, que se revezam nas funções de produtoras, cenógrafas, instrumentistas, cantoras e compositoras. Mulheres sensíveis e fortes, que se juntaram para homenagear outras mulheres que se tornaram grandes referências para a Música Popular Brasileira, deixando seu legado para que novas gerações pudessem obter mais êxito, espaço e reconhecimento.

/* * VLibras */