Ubatuba é um dos municípios parceiros do projeto Verão no Clima

Foi publicado na última quarta-feira, 9, o edital de chamamento público para as empresas interessadas em executar as ações previstas no plano de trabalho do Projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo. Ubatuba é um dos 15 municípios parceiros no projeto. As inscrições poderão ser apresentadas em até 15 dias a partir da data da publicação do edital.

O Verão no Clima visa ações para fortalecer a coleta seletiva, por meio da educação ambiental e abrange até 15 municípios do litoral paulista: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

O secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Sylvio Bohn, ressaltou a importância da conscientização ambiental. “É uma campanha que tem como objetivo alertar todos os moradores e turistas sobre a necessidade de revisão dos hábitos de consumo em relação ao uso de descartáveis, principalmente plásticos de uso único, e há uma responsabilidade compartilhada, não só dos órgãos públicos, mas cada um de nós tem que colaborar”.

Sylvio destacou que os resíduos coletados poderão ainda gerar renda nos municípios. “A campanha é uma parceria com instituições do ramo onde nós vamos promover a conscientização e o hábito de separar o material reciclável, e parte desses produtos pode ser vendido ou destinado à projetos locais gerando renda e inclusão social”.

Ele também falou sobre a preocupação com o lixo. “A questão do lixo é um problema global, e no caso de praias e áreas de litoral qualquer lixo disposto de forma inadequada é carreado pelas chuvas e vai para o fundo do mar, onde ele não degrada por falta de oxigênio e luz, afetando a biota, os peixes, toda vida marinha, por ingestão, e de algum modo esses resíduos a gente acaba tendo de volta, com a contaminação dos frutos do mar”.

O secretário de meio ambiente lembrou que essa edição do projeto é diferente dos anteriores. “Essa campanha já não é mais aquela campanha como foi feita anteriormente com distribuições de sacolinhas, hoje é uma campanha que tem uma proposta de conscientização de toda a população e turistas. Por isso, é bastante importante para nossa região e principalmente para Ubatuba”.  Segundo o secretário o projeto Verão no Clima será executado durante ano até o verão de 2023.

O Projeto Verão no Clima tem por objetivo geral contribuir na conscientização de munícipes e turistas do Litoral Paulista, incluindo Ubatuba, sobre os hábitos de consumo e geração de resíduos sólidos, de maneira a promover a responsabilidade compartilhada do cidadão sobre essa temática. Nesta edição da campanha, o Projeto focará também no fortalecimento da Coleta Seletiva nos municípios, buscando por meio da educação ambiental e de parcerias engajar a população na separação correta dos materiais para a reciclagem, envolvendo a integração de ações dos Municípios e de instituições locais.