Secretaria de Esportes e Lazer atende cerca de 3 mil pessoas em 2021

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba fecha o ano com resultados positivos. Mesmo com algumas restrições por conta da pandemia, a pasta conseguiu atender cerca de 3 mil pessoas nas escolinhas esportivas oferecidas pela prefeitura. As atividades são voltadas para crianças, jovens e melhor idade.

Ao longo do ano, foram realizadas diversas ações presenciais, competições e programas online, com atividades físicas e de lazer disponibilizadas nas redes sociais da pasta. Sobre investimentos, foram destinados R$ 60 mil para a compra de materiais esportivos e R$ 100 mil somente para a reforma da piscina municipal.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, ressaltou a satisfação pelos investimentos e projetos realizados, mesmo com a retomada gradativa das atividades presenciais. “Inicialmente, as atividades individuais retornaram com capacidade de 30% de atendimento em maio. No mês seguinte, as atividades coletivas iniciaram sem contato físico, com fundamentos apenas teóricos. Em setembro, o atendimento foi para 50%, já iniciando contato nas atividades e, no mês de outubro, as atividades passaram para 100% da capacidade. Vale ressaltar que todos os protocolos sanitários foram seguidos”.

A Secretaria de Esportes e Lazer conta atualmente com quatro projetos sociais: Atividades Aquáticas – escolinha de natação infantil e adulto, hidroginástica, hidroginástica para funcionários da prefeitura, hidroginástica saúde e treinamento de natação para crianças, adolescentes e adultos; Esportes Radicais e de Aventura – surfe e canoa polinésia; Atividades Coletivas e Individuais – atletismo, corrida de rua, basquete, vôlei, futebol e futsal; e Melhor Idade – atletismo, caminhada, coreografia, ginástica, funcional, hidroginástica, jogos de mesa, tênis de mesa, ritmos, vôlei adaptado e yoga.

Tiago Balio informou que a pasta atende 24 bairros e alunos a partir dos seis anos de idade, tendo em cada projeto idades específicas para atendimento, como por exemplo, a natação a partir dos seis anos e surfe de sete a dezoito anos.

O secretário ressaltou ainda que a pasta promoveu neste ano eventos de norte a sul do município. “Realizamos 10 eventos de lazer em diferentes bairros, entre eles Ipiranguinha, Sertão da Quina, Camburi, Caçandoca, Estufa II e área central, como na Avenida Iperoig. No total foram atendidos quase 4 mil participantes”.

Alunos da secretaria também marcaram presença em competições externas em diversas modalidades, como: Surfe, com o Campeonato Hang Loose, em duas etapas – Camburi e Guarujá; Natação, no Circuito Mares, com duas etapas – Ubatuba e Guarujá; Desafio Píer to Píer – em Ilhabela; Circuito Litoral – Ubatuba; Maratona Aquática – Ilhabela; e Vôlei Masculino, na 1ª Copa Torneio de vôlei ASV (Associação Sebastianense de Vôlei) em São Sebastião.

De acordo com Tiago Balio, devido a pandemia a secretaria não atingiu o total da capacidade de atendimento. “Esperamos atender a população com cerca de 2 mil vagas para 2022, em diversas modalidades”.