Semana de Conscientização sobre o Autismo de Ubatuba inclui surf acessível

“Ser diferente é normal” é o slogan da Semana do Autismo, que acontece entre os dias 2 e 6 de abril, e é promovida pela Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (APEAU), em parceria com diferentes secretarias da Prefeitura de Ubatuba.

A semana abre no dia 2 com a iluminação em azul da Estátua do Pescador, na entrada da cidade. A programação inclui ação junto aos comércios locais no Calçadão sobre a Lei Federal de atendimento preferencial, palestra sobre o autismo e sessão de cinema. Outro destaque da programação é o surf acessível, que acontecerá na praia do Perequê-Açu, na sexta-feira, 6 de abril, a partir das 8h30.

Confira a programação completa:

2 de abril – Dia Mundial do Autismo – Estátua do Pescador iluminada em azul

3 de abril – 14h:  ação nos comércios em torno ao Calçadão sobre a lei federal 10.048, de 8/11/2000, de atendimento preferencial a pessoas com deficiência

4 de abril – 08h30: Cinema Azul Inclusivo com o filme “Meu Malvado Favorito 3”, no Cinema Porto Itaguá (ingresso: R$ 6,00, com pipoca)

5 de abril – 19h30: Palestras “Construindo sonhos”, com Eliza Gomes Araújo, presidente da APEAU, e “Transtorno do espectro autista: novas perspectivas”, com a psiquiatra infantil Ana Carolina Alfani, na Câmara Municipal

6 de abril – 08h30: Surf Azul, ponto de encontro: Escolinha de Surf Municipal, na praia do Perequê-Açu

Saiba mais

O autismo se caracteriza por comportamentos repetitivos, dificuldades na comunicação, na interação social, aversão a determinados ruídos, entre outros aspectos. O distúrbio foi descrito nos anos de 1940 pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1981) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980). Segundo estimativas da ONU, o autismo afeta cerca de 2% da população. No Brasil, isso corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas.