Projeto cultural estimula criação de poesia, rima, improviso e cultura urbana

O movimento “Slam Independente”, por meio de um projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac), desenvolverá em escolas públicas de Ubatuba, aos sábados, encontros culturais para estimular a criação de poesia, rima, improviso e cultura urbana.

O evento de incentivo à literatura poética contará com bate-papo, oficinas, rodas de conversa e freestyle, batalha de poesias, entre outras programações. De acordo com os organizadores, o objetivo é promover a poesia marginal como ferramenta de empoderamento e emancipação dos jovens.

O grupo Slam Independente reúne poetas e poetisas, slammers, artistas e pessoas interessadas no movimento. A primeira escola a receber o projeto será a E.E. Maria Alice Alves Pereira, no bairro da Marafunda, no próximo dia 9, das 9h30 às 18h.

Com o tema “Ritmo, Poesia, Cultura Preta e Antirracista”, o evento terá convidados como Bethânia Souza, Maitê Freitas e Brenalta. Os três oficineiros irão comandar as seguintes atividades no decorrer do dia:

09h30 – Chegada

10h – Apresentação

10h15 – Bate-papo: Ritmo, Poesia, Cultura Preta e Antirracista

11h30 – Oficina Expressão e Movimento com Bethânia Sousa

12h30 – Descanso – Pausa para lanche

13h30 – Oficina: A História do Slam com Brenalta

14h30 – Oficina de Escrita com Maitê Freitas

15h30 – Slam Independente 18ª Edição

18h – Encerramento

Para participar das atividades, é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/Nojhr8Gvhmoo5qiQ8. Os estudantes das escolas em que ocorrerão os eventos poderão se inscrever diretamente nas secretarias das unidades de ensino. As vagas serão limitadas a 35 inscrições e os primeiros cadastros receberão um kit exclusivo.

Confira as datas dos próximos eventos:

23 de abril – Escola Municipal Tancredo Neves – centro

7 de maio – E.E. Dionísia Bueno Velloso – Perequê-Açu