Profissionais da Educação podem se vacinar contra meningite

Professores e demais profissionais da educação foram incluídos na campanha nacional de vacinação contra a meningite e devem buscar pela imunização até o próximo dia 30 de junho, ou enquanto durarem os estoques. Para garantir a vacina é necessário apresentar um documento com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de atuação em uma unidade de ensino.

A vacinação da meningite (meningocócica C) protege contra a doença que se caracteriza por uma inflamação aguda, que pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, e resultar em infecção no cérebro, na medula espinhal e na corrente sanguínea. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi, enfatiza que esta é uma oportunidade importante para proteger profissionais da educação e alunos. “A escola sempre é um ambiente de muita circulação de pessoas e pedimos a todos os profissionais que utilizem desse direito de se imunizar para aumentar a proteção e diminuir os riscos de incidência da doença no município”, ressaltou a coordenadora, lembrando ainda que os profissionais da educação também fazem parte do grupo prioritário para a vacinação da Influenza.

As vacinas estão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, conforme dias e horários especificados no site da Prefeitura de Ubatuba.