Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de treinamento para redução do risco de desastres

Ubatuba participa de treinamento para redução do risco de desastres

Representantes da Defesa Civil de Ubatuba e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram no Palácio dos Bandeirantes na última terça-feira (26), para participar de um treinamento para redução do risco de desastres, promovido pela Defesa Civil Estadual em parceria com escritório das Nações Unidas.

O treinamento consistiu em apresentar e promover o uso das ferramentas oferecidas pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR), como parte da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MRC2030) no Brasil.

Uma dessas ferramentas é a “Scorecard”, utilizada para medir a resiliência dos municípios em relação a desastres naturais e que permite identificar informações importantes sobre as principais deficiências do município e por onde começar a atuar. Esse conjunto de indicadores permite aos governos locais avaliarem suas capacidades de resiliência a desastres.

Além disso, ainda ajudar a monitorar e revisar o progresso da cidade, com base em 10 princípios estabelecidos pelo Escritório das Nações Unidas voltados à construção de Cidades Resilientes.

“O objetivo final deste processo é desenvolver um plano de resiliência para os municípios. No caso de Ubatuba, ele já está sendo elaborado com foco nas mudanças climáticas. O treinamento veio para somar, oferecendo uma importante contribuição para a avaliação da implementação do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência e do progresso do município em relação a este tema”, pontuou uma das participantes da capacitação representando a secretaria de Meio Ambiente, Alice Gabriela Santos Freire.

Participação

O evento contou com a participação de mais de 500 agentes de 200 municípios paulistas, além de agentes de outros dois Estados, Alagoas e Rio Grande do Sul. De Ubatuba, participaram os funcionários efetivos Rosemeire Viana Tenório de Albuquerque e Fábio Teixeira Rodrigues, da Defesa Civil, e Ana Lucia Almeida e Alice Gabriela Santos Freire, da Secretaria de Meio Ambiente. A funcionária comissionada Yane Marques de Lima também esteve presente.

“A gente direcionou a capacitação para os funcionários concursados para garantir a continuidade aos trabalhos de Defesa Civil das cidades resilientes “, explicou o diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba Ricardo Domingos Gil.

Plano Municipal de Adaptação e Resiliência

O plano municipal será um importante instrumento de adaptação e resiliência climática com diversas ações prioritárias estipuladas pelo município, além de ser também uma ferramenta fundamental para a captação de recursos financeiros tanto a nível nacional quanto internacional. Ubatuba faz parte dessa iniciativa conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo em parceria com a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Saba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/resiliencia-e-adaptacao-climatica/

/* * VLibras */