CMDCA debate com escolas preparação rumo à conferência nacional

A participação de alunos nas discussões rumo à XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi um dos principais temas da reunião realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba, na manhã desta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal.

O encontro reuniu gestores de diversas escolas públicas estaduais e municipais, representantes do Comitê de Vigilância às Violências da secretaria da Saúde, entidades da sociedade civil organizada, bem como da Fundac – Fundação dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba.

Sob o tema “Proteção integral, diversidades e enfrentamento da violência”, a conferência municipal acontecerá em 12 de setembro, no Teatro Municipal. Ela discutirá os mesmos eixos que estão no documento base preparatório à conferência nacional:

1. Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social
  2. Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes
  3. Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes
  4. Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes
  5. Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes

A conferência nacional está prevista para acontecer em outubro de 2019. “Com esta iniciativa, buscamos abrir essa preparação para toda a população e, especialmente, incentivar o protagonismo das crianças e dos adolescentes. O processo de envolvimento implica em realizar debates e grupos temáticos e identificar propostas de agora até setembro, que serão levadas à conferência municipal”, explica o presidente do CMDCA, Rodrigo Lemos, e membro do Gaiato – Grupo Aberto à Infância e à Adolescência – Técnicas Ocupacionais.

O documento base da conferência pode ser baixado no site do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: http://www.direitosdacrianca.gov.br/xi-conferencia

Para mais informações sobre a preparação da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entrar em contato pelo email: cmdcaubatubasp@gmail.com