Membros do Conselho de Comunidades Quilombolas de Ubatuba tomam posse

Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Quilombola de Ubatuba tomaram posse em cerimônia realizada na sexta-feira, 29 de setembro, no Sobradão do Porto.

Jurandir Veloso (Pelé), vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, participou da cerimônia representando o prefeito Délcio Sato (PSD). “É uma imensa satisfação para nós dar as boas vindas a vocês no processo de discussão e definição das políticas públicas no município de Ubatuba”, afirmou o vice-prefeito. “Os quilombos representaram a mais importante organização de resistência ao regime escravagista vigente no Brasil Imperial. O título de posse das terras ocupadas pelos descendentes e a sua preservação como patrimônio cultural são questões que desafiam este conselho”, completou.

Atribuições

O Conselho foi instituído pela Lei n. 3763, de 16 de junho de 2014, e tem por objetivo promover a participação organizada da comunidade quilombola no processo de discussão e definição das políticas públicas antidiscriminatórias e voltadas à afirmação dos direitos dessas comunidades no município de Ubatuba. O Conselho tem caráter deliberativo no âmbito de sua competência e consultivo nos demais casos, conforme as atribuições definidas na lei que o institutiu (https://www.ubatuba.sp.gov.br/diariooficial/lei_2014_3763/).

Composição

I – REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

Secretaria Municipal de Saúde Titular: Mirza Zanon

Suplente: Jorge Ribeiro da Silva

Secretaria Municipal de Educação Titular: Vicentina Gabriel do Prado Azevedo

Suplente: Lucimara Aparecida Ferreira dos Santos

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer Titular: Nicrano Gomes Junior

Suplente: Wladimir Andres Rojo Veja

Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento Titular: Gilson Cardoso da Silva

Suplente: Cláudio dos Santos

Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Titular: Trajano Medrado dos Santos

Suplente: Alex Vieira