Prefeitura auxilia funcionários municipais a quitarem suas dívidas

Parte da política da gestão do prefeito Mauricio em reestruturar os diferentes setores da cidade, uma pesquisa apontou como o elevado grau de insatisfação no trabalho e a consequente baixa autoestima dos funcionários públicos municipais têm influenciando na produtividade e no atendimento ao munícipe.

Tal fato deve-se, sobretudo, ao índice de inadimplência entre os funcionários que ao longo de mais de cinco anos adotaram uma cultura de endividamento, devido aos constantes empréstimos feitos com aval da administração anterior, que chegou a criar uma associação para intermediar as transações junto às financeiras e bancos.

Em uma busca constante para amenizar o problema, o sindicato da categoria, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Administração, colocou em prática ações que buscam ajudar os funcionários a sairem desta situação.

“Foi negociada com a Caixa uma taxa menor, de 1,53%, e no último dia 4 de Novembro os funcionários participaram de uma palestra de educação financeira ministrada pela gerência da instituição em Ubatuba”, conta Gerson Florindo, secretário adjunto de Cidadania e Desenvolvimento Social.

“Estamos buscando outras possibilidades para ajudar os funcionários municipais. Uma delas é rever juridicamente a questão dos créditos eletro eletrônicos, que ultrapassaram os limites dos 30% da norma do BACEN (Banco Central). É importante saber se a finalidade do credito realmente ocorreu”, completa Jaime Coelho Lula, secretário de Administração Municipal.

Atualmente, para entrar na portabilidade do crédito, o funcionário terá que participar de uma palestra de educação financeira e os casos serão discutidos um por um, de acordo com as necessidades do trabalhador.

Ainda há tempo para aqueles que não participaram da última palestra. Segundo representantes do sindicato, outros encontros vão acontecer no dia 28 de novembro pela Semana Interna da Prevenção de Acidente do Trabalho – das 8:30h às 9:30h e das 14h às 15h.

De acordo com a equipe envolvida na iniciativa, o próximo passo é a portabilidade do crédito pela Caixa, que acontecerá no Sindicato dos Servidores Municipais para orientação e encaminhamento dos documentos. Os atendimentos serão uma vez por semana e começam no próximo dia 17 de novembro.