
A secretaria de Educação de Ubatuba realizou na noite de quarta-feira, 18 de dezembro, a cerimônia de formatura dos alunos do curso de Libras, segunda língua oficial brasileira.
O curso, que teve início em março, foi composto por três módulos e ministrado alternadamente pelos professores Josy Chiquete e Charles Prado, intérpretes de libras da própria rede e Daniel de Mello, interprete voluntário.
Aproximadamente 30 alunos participaram do curso que aconteceu uma vez por semana, no período noturno, na EM Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro.
A oficina de dança “Projeto Mais Educação”, da professora Marina Rolim, que acontece na EM Tancredo Neves, iniciou a cerimônia com uma apresentação dos alunos interpretando em libras a música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana, seguida de uma apresentação teatral feita pelos próprios alunos. Encerrando a cerimônia, aconteceu a entrega dos certificados realizado pelo professor Fabio Campana.
“Para a pessoa com surdez, a integração na sociedade enfrenta uma grande dificuldade que é a falta de entendimento da comunidade em que ele está inserido”, explica a chefe da seção de Educação Especial, Malu Teixeira. “Por isso, o curso é uma oportunidade que possibilita aos alunos expandir sua forma de comunicação e integrar cada vez mais a comunidade surda em suas atividades cotidianas”, completa.