Mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba participam de avaliação diagnóstica

Um total de 4280 alunos do 2º ao 5º ano das 24 escolas da Rede Municipal de Educação de Ubatuba participaram da avaliação de sondagem diagnóstica nesta quinta-feira, 05. A ação é uma proposta da secretaria de Educação, por meio da equipe de Formação Continuada e Educação Especial juntamente com a coordenação da Educação Básica.

A avaliação vai viabilizar o encaminhamento dos alunos para o Horário de Recuperação Paralela (HRP), cujo formato também passou por reformulação.

“Essa é uma realização inédita pois é a primeira vez que todas as unidades realizam uma avaliação padronizada, inspirada na Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), que acontece na rede estadual de ensino”, explicou a secretária da pasta, Fatinha Barros.

Segundo ela, a próxima etapa após a realização das provas é a correção e a tabulação dos dados, que serão realizadas pelos professores e coordenadores das unidades, que devem encaminhar essa triagem para a secretaria até a próxima terça-feira, 10.

“Solicitamos esse resultado até terça e, na quarta-feira, teremos a aula inaugural da formação dos professores responsáveis pela HRP. Os profissionais deverão ser indicados pelas escolas e serão selecionados de acordo com a ordem interna 01/2018 da Secretaria Municipal de Educação”, acrescentou a coordenadora da Educação Básica, Carminha Benício.

A previsão é que sejam formadas cerca de 40 turmas em todas as escolas da Rede. “O objetivo da recuperação paralela é atender aos alunos que estão em processo de alfabetização escolar que apresentam dificuldades na aprendizagem e necessitam de um trabalho direcionado e paralelo às aulas regulares. Estamos realizando todas essas ações visando atender à meta 5 do Plano Municipal da Educação, que trata da alfabetização dos alunos na idade certa”, concluiu Fatinha.