Pré-natal, amamentação e puerpério são temas de reunião de supervisão do Primeiríssima Infância

Profissionais das redes de saúde, educação e assistência social de Ubatuba participaram na quinta-feira, 19, de uma reunião de supervisão das ações de sensibilização sobre o pré-natal, amamentação e puerpério, realizadas pelo comitê municipal do Programa Primeiríssima Infância. O encontro aconteceu no Ubatuba Palace e contou com a presença da consultora Maristela Stoianov, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

“É importante que a sociedade compreenda a gestação e o puerpério [fase logo após o nascimento do bebê] não como doença, mas sim como mudança de estado da mulher”, explicou Stoianov. “Para profissionais da saúde, que lidam diariamente com esse assunto, isso é óbvio. Mas para os de outras áreas, não”.

Luciana Gaspar, supervisora da Educação e articuladora do programa em Ubatuba, destacou que a creche deve incentivar a amamentação. “Por isso é importante sensibilizar a rede de gestores e profissionais que atuam sobretudo nas escolas de educação infantil sobre, por exemplo, o direito da mãe e das crianças à amamentação durante o horário escolar”.

Outro aspecto discutido foi a importância do trabalho articulado entre os profissionais educação, saúde e assistência social no atendimento à criança. A equipe de saúde do Perequê-Açu, por exemplo, relatou a experiência de troca de informações com a escola para entender o contexto social em que vive a criança e a situação vacinal, entre outros aspectos.

Para que mais agentes da rede estejam comprometidos com a primeiríssima infância, além da realização de atividades de multiplicação dos aprendizados em postos de saúde, escolas e demais secretarias municipais, o comitê local vem trabalhando a construção de um Plano Municipal para a Primeira Infância.

Para acompanhar notícias das atividades, visite a página do programa em Ubatuba: