Alunos do Tancredo desenvolvem sistema de captação de água da chuva

O professor de biologia da EM Trancredo de Almeida Neves, Rafael Aguiar, desenvolveu uma horta e um sistema de captação de água das chuvas envolvendo alunos do 7º ano do ensino fundamental e do Meio Ambiente (pós-médio/ técnico) da escola, durante o ano de 2017.

Cerca de 90 alunos participaram, inicialmente, da confecção de dois tipos de horta: a tradicional e a circular. Segundo Aguiar, a tradicional simula uma agrofloresta e contém plantas medicinais, ornamentais e alimentícias.

“São mais de 50 espécies, que foram adquiridas por doação dos próprios alunos e, também, pelo viveiro da Prefeitura Municipal”, comentou o professor.

Já a horta circular é feita em formato caracol com a utilização de telhas. Ttrata-se de uma espiral de ervas, como orégano, coentro, manjericão e cebolinha, e é uma técnica utilizada principalmente nesse tipo de cultivo de temperos.

“A horta é um recurso pedagógico que traz respeito dos alunos perante à natureza, e trabalha a relação das pessoas com o meio ambiente”, argumentou.

Diante dos dois canteiros, os próprios alunos perceberam a necessidade de criar um sistema para reaproveitamento de água, que contribuísse com a irrigação do cultivo. O resultado foi um sistema feito com canos e tambores que capta a água da chuva e armazena, permitindo que ela seja utilizada para lavar as ferramentas e manutenção dos canteiros. Entretanto, o sistema está suspenso, pois estão sendo feitas algumas adaptações para melhorar o armazenamento dessa água, evitando que se torne criadouro do mosquito Aedes aegipty.

Além disso, essa foi uma estratégia em que o professor conseguiu promover uma integração entre alunos do ensino fundamental e do ensino técnico, momento em que os alunos do pos médio de meio ambiente puderam aplicar seus conhecimentos, colaborando com o aprendizado do 7º ano.

Minhocário

O laboratório de Ciências da escola ainda armazena um minhocário, desenvolvido também pelos alunos do pós-médio. É um esquema de decomposição de alimentos que resulta em um líquido denominado chorume, utilizado como adubo para o cultivo de plantas.

“Fazemos uma combinação de restos orgânicos, terra e serragem em camadas, utilizando minhocas californianas, que são mais “mansas” e possuem  um metabolismo 12 vezes mais rápido que o da tradicional, ou seja, o que leva 12 dias para ser decomposto por uma minhoca normal, leva um pela californiana”, explicou Aguiar.

Devido à necessidade de cuidados, o sistema ficara desativado até o retorno das aulas, que acontece em fevereiro.

Aprendizado

Aguiar explica que as ações fazem parte da permacultura, cuja ideia é levar o aluno a desenhar espaços e propor projetos. “Eles mesmos viram a necessidade de desenvolvermos essas estratégias devido ao baixo custo financeiro delas e ao alto índice de sustentabilidade, reaproveitando os materiais a custo zero para transformar o espaço”, acrescentou.

O que é permacultura

Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture” criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970.