Poder Executivo Municipal

Colônia japonesa terá campo de gateball em Ubatuba

Colônia japonesa terá campo de gateball em Ubatuba

O diretor de esportes da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), Rafael Assai, representando o presidente Nelson Assai, foi recebido pelo prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), na tarde da terça-feira, 10. Na pauta, a reivindicação da destinação de uma área para a instalação de um campo de gateball.  A Prefeitura comprometeu-se em destinar um espaço este campo, por meio de permissão de uso de área pública. Participaram da reunião os secretários de Serviços de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino, Habitação e Planejamento Urbano, Wilber Cardozo e André Gregório, representando a secretaria de Assuntos Jurídicos

O esporte

É um esporte de taco e bola, criado em 1947, pelo japonês Eiji Suzuki, derivado do jogo inglês criquet. Atualmente é praticado em mais de 45 países e estima-se que haja mais de 10 milhões de adeptos. A maioria dos praticantes está concentrada na Ásia Oriental.

No Brasil, o esporte foi introduzido por Matsumi Kuroki, em 1979. Inicialmente praticado em São Paulo, começou a se a expandir em outros estados no início da década de 1980. Em 1982 foi fundada a Associação Brasileira de Gateball, atual União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).

(Fonte: Secretaria de Comunicação Social – PMU)

2-Anibra

Funcionario
/* * VLibras */