Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Ubatuba é informatizada

Para qualificar e contribuir com a ampliação do acesso dos munícipes aos medicamentos, o departamento de Assistência Farmacêutica da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Ubatuba está aderindo ao Hórus –  Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica.

Trata-se de uma espécie de informatização do sistema, que vai melhorar a atenção à saúde prestada à população. De acordo com informações do Ministerio da Saúde, o Hórus – desenvolvido para gestão dos medicamentos e insumos dos Componentes da Assistência Farmacêutica e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS).

Essa ferramenta apresenta diversos benefícios aos usuários (instituição que gerencia a distribuição como beneficiários receptores dos medicamentos), como controle de estoque de medicamentos em tempo real, rastreabilidade de produtos dispensados, agendamento das dispensações com identificação da demanda, conhecimento do perfil populacional do município, entre outros.

Atualmente, o processo de instalação encontra-se na fase de cadastro de usuários, dessa forma, a Assistência Farmacêutica necessita da compreensão dos cidadãos, principalmente caso o atendimento seja mais demorado que o de costume. É importante lembrar, também, que é necessária a apresentação do cartão SUS para a retirada das medicações.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3834.2327.