Secretaria de Saúde confirma morte por raiva contraída em Ubatuba

Um rapaz de 24 anos, que residia em Colombo, no Paraná, faleceu em março em decorrência de raiva humana contraída no município de Ubatuba no início de janeiro de 2018. A informação é da secretaria estadual de Saúde, que emitiu relatório confirmando a doença laboratorialmente e pela evolução do quadro clinico epidemiológico. O estado de São Paulo não tinha casos confirmados da doença há mais de 10 anos.

Segundo o relatório, a vítima veio passar férias na casa do sogro e contraiu a doença em um acidente com morcego ocorrido no dia 3 de janeiro. O paciente não buscou atendimento médico em Ubatuba. Somente ao retornar ao Paraná, no dia 15 de janeiro, iniciou o esquema de vacinação, porém não terminou o tratamento. Em 19 de fevereiro, foi internado com quadro clínico sugestivo de raiva humana indo a óbito no dia 9 de março.

“Assim que fomos comunicados pela secretaria estadual de Saúde de São Paulo sobre a suspeita, na segunda quinzena de janeiro, desencadeamos todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela secretaria estadual. Elas incluíram a captura de morcegos no bairro da Casanga, em parceria com a equipe do Estado, a vacinação casa a casa de todos os cães e gatos do bairro, atividades educativas orientando toda a população local sobre o manejo de morcegos e o que fazer diante da ocorrência de acidentes com animais”, explica Patricia Machado Sanches, supervisora da Vigilância em Saúde de Ubatuba.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite (inflamação e infecção do cérebro) progressiva e aguda que leva à morte em praticamente 100% dos casos.

“Em caso de acidente com animais domésticos ou silvestres, não só mordidas como também arranhaduras ou lambeduras, o paciente deve buscar o mais rápido possível a avaliação médica para iniciar o tratamento. Todas as UBS do município de Ubatuba possuem vacina antirrabica humana para atender acidentes e temos também soro antirrabico disponível na Santa Casa”, informa Sanches.

Orientações

No caso de agressão ou contato por parte de algum animal potencialmente transmissor da raiva, o Ministério da Saúde recomenda:

• Lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico.
  • Procurar assistência médica o mais rápido possível, para que o médico possa avaliar o caso e prescreva, conforme o esquema de profilaxia da raiva humana, a melhor conduta a ser adotada, recomendando, se for o caso, a aplicação de vacina e/ou vacina e soro ou somente a observação do animal.
  • Fornecer informações ao serviço de saúde quanto ao animal: se tem dono, endereço.
  • Nas agressões por cães e gatos, quando possível, manter o animal em observação por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre. Caso o animal adoeça, desapareça ou morra nesse período, informar o serviço de saúde imediatamente.
  • NUNCA interromper o esquema profilático indicado sem prévia avaliação médica.

Prevenção

– A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente a raiva humana. A campanha de vacinação contra a raiva animal acontece normalmente no segundo semestre. Em Ubatuba, a previsão é começar em 18 de agosto e durar cerca de dois meses, com postos fixos e volantes.

– Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

– Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.