Corpo de Bombeiros realiza treinamento gratuito à população

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo promove um treinamento gratuito de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) a toda a população de Ubatuba. A ação acontece na sexta-feira, 27 de janeiro, no calçadão da avenida Dona Maria Alves, Centro, das 10h às 14h horas, dividida em sessões de 20 minutos de treinamento, além de contar com exposição de viaturas e equipamentos. A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Esse tipo de treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros acontece desde 2010 e centenas de cidadãos já aprenderam a realizar as manobras de massagem de ressuscitação cardiopulmonar.

“Nossa meta é buscar, através da parte educacional, ensinar um grande número de pessoas o que deve ser feito em uma situação de emergência enquanto o resgate não chega, sendo capaz de salvar uma vida”, explicou Diego Martins Franco, comandante do posto de Bombeiros de Caraguatatuba.

Estatística

No Brasil, morrem cerca de 720 pessoas vítimas de ataques do coração por dia. É uma morte a cada um minuto e meio, sendo a maioria por infarto agudo do miocárdio. Esta é a maior causa de morte na população adulta em nosso país.

Medidas simples como aprender a reconhecer os sintomas e, principalmente, perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar as compressões torácicas corretamente podem aumentar até quatro vezes as chances de sobrevivência.