Secretarias de Saúde e Educação promovem iniciativa conjunta na Semana da Criança

Na última segunda-feira, 9, a Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no bairro do Araribá (Região Sul) recebeu a visita da equipe de saúde bucal da Prefeitura de Ubatuba,  juntamente com representantes da equipe multidisciplinar Centro Interdisciplinar de Referência e Apoio ao Aluno (Ciranda).

Essa foi mais uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Educação, que atua de acordo com o objetivo da administração:  promover educação de qualidade- o que reflete diretamente na boa saúde dos estudantes. A iniciativa, que comemorou o Dia das Crianças, também contou com a participação dos pais.

A equipe de saúde bucal utilizou de estratégias lúdicas para ensinar a criançada, abusando de recursos, como por exemplo, a exibição de vídeos e a interação com um fantoche, explicando a importância dos cuidados com a higiene bucal.

“As profissionais da saúde conseguiram tornar a orientação didática, pedagógica e lúdica. Ao final, todos avaliamos que a ação local é muito importante e reconhecemos a urgência de desenvolver um trabalho de prevenção”, comentou a psicopedagoga Maria de Lourdes Teixeira “Malu”.

“Colhemos dados, nos divertimos com as crianças, disseminamos conhecimentos pensando na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e, começar pelos pequenos estudantes, nos mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou a dentista Vanessa Ferreira Campos.

De acordo com as secretarias, já existe uma intenção de promover outras ações. “Acreditamos que uma população adulta saudável aprende desde a infância a importância dos cuidados com a própria saúde, transformando seus hábitos, sua vida e modificando o planeta. Parabenizamos e agradecemos as secretarias e os profissionais envolvidos”, destacou o prefeito Délcio Sato (PSD).