Festa de São Pedro Pescador é sucesso de crítica e público

Organizada pela Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba, a 93ª Festa de São Pedro Pescador terminou na noite da última quarta-feira (29/6), dia do santo padroeiro dos pescadores, na região central da cidade.

A procissão terrestre, a procissão marítima e a missa campal reuniram centenas de pessoas em celebrações que mais uma vez emocionaram os presentes.

A banda Conversão abriu a parte musical do dia de encerramento da maior festa do município, seguida do grupo Cantamar e do Trio Virgulino.

O evento começou na última sexta-feira (24/6) e contou com uma programação que exaltou a tradição do povo ubatubense e incluiu diferentes apresentações de ritmos da cultura brasileira, quilombola e caiçara.

Outra atração que marcou presença na área da festa foi a Vila Caiçara, espaço dedicado a reproduzir a estética e os costumes da população local, com estrutura de pau-a-pique, imagens de santos nas paredes, remos no quintal, fogão à lenha para torrar o amendoim e esquentar a água do café, adoçado com caldo de cana.

A barraca da tainha foi um sucesso e quem pilotou as grelhas foram os pescadores e colaboradores da Colônia Z 10.

As atrações musicais sempre são destaque na Festa de São Pedro Pescador e atraem milhares de pessoas para a Praça de Eventos. Neste ano, o line up seguiu eclético e mesclou apresentações de bandas locais com bandas de fora.

Festa de São Pedro Pescador

A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.

Desde então, o festejo e a fé fazem parte da identidade cultural do povo ubatubense. Em 2016, a festa chega à sua 93ª edição e mantém vivas as tradições e costumes do povo local.

A maior festa da cidade é organizada pela Fundação de Arte Cultura da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Colônia Z10 de Pescadores e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal.

Missa